logoHSAsite

I. DA ORGANIZAÇÃO DO CURSO:

  1. O Curso de Capacitação de Profissionais em Mergulho Adaptado – (Instructor Training Course – ITC), é ministrado sob direção e acompanhamento da professora Lucia Sodré (Diretora de Cursos da HSA INTERNACIONAL), sendo destinado a Instrutores, Assistentes de Instrutores ou Supervisores de Mergulho Autônomo Recreativo, certificados em Mergulho Autônomo Recreativo Convencional.
  2. Os cursos são organizados para turmas de 3 a 9 alunos. Notas: a critério da Diretora de Cursos, o curso poderá não ser iniciado com menos de 3 alunos.
  3. O curso tem a carga horária de 46 horas/aula.
  4. Os cursos poderão ser Intensivo (7 dias consecutivos), Semi-Intensivo (7 dias não consecutivos) ou Regular (carga horária distribuída entre duas a quatro semanas). O aluno deverá optar por um curso mais adequado as suas necessidades.
  5. Programa do Curso:
    Módulo I – Teoria (3 dias) = 20 horas. Nota: 18 horas/aula + 2h para avaliação HSA. Abertura, Avaliação, Orientações e Encerramento do Curso: 2h.
    Módulo II – Prático – Piscina (3 dias) = 18 horas/aula.
    Módulo III – Prático – Mar (1 dia) = 6 horas/aula.
  6. Período do Curso: de acordo com o programa agendado. Ver anexo A.

    II. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO:

  1. O Candidato ao curso Capacitação de Profissionais em Mergulho Adaptado deverá enviar a diretora de curso (Lucia Sodré), com a antecedência de, pelo menos, 7 dias úteis anteriores a data prevista para o seu início,todos os documentos relacionados abaixo
  2. Formulário de inscrição HSA BRASIL devidamente preenchido pelo candidato. Nota: poderá ser enviado por email.
  3. Cópia do RG. Nota: pode ser digitalizado e enviado por email.
  4. Atestado médico (original) atual e específico para a prática do mergulho autônomo. Nota: deverá ser enviado pelo correio.
  5. Uma foto 5×7 (tamanho passaporte). Notas: deve ser digitalizada (boa definição para documento) e enviada por email junto com o formulário de inscrição.
  6. Cópia autenticada da carteira profissional do mergulho. Nota: o documento deverá ser enviado pelo correio.
  7. Comprovante de membro ativo em sua certificadora. Nota: pode ser digitalizado e enviado por email.
  8. Currículo atualizado (favor mencionar qualquer formação profissional, mesmo que seja em outra área). Nota: poderá ser enviado por email.

Nota: devido ao número reduzido de vagas serão apenas aceitas as nove primeiras inscrições (data do envio). No caso de o candidato não enviar toda a documentação para análise e/ou não possuir os requisitos necessários para a inscrição no curso, esse, não poderá participar do mesmo.

Endereço: Rua Joaquim Nabuco 171/204. Rio de Janeiro/RJ, Brasil. CEP. 22080-030. Aos cuidados de Lucia Sodré.

III. DO MATERIAL E EQUIPAMENTOS EXIGÍVEIS:

Constitui exigência para a participação do aluno no curso:

Nota: estas considerações são importantíssimas para o satisfatório desempenho do aluno e do seu companheiro de aprendizado. O seu equipamento influenciará diretamente no desempenho do seu companheiro, bem como, no bem estar do mergulhador com deficiência.

Cada aluno deverá:

  1. Trazer para as aulas em piscina e mar, todos os equipamentos próprios. Nota: inclusive cinto de lastro e roupa completa.
  2. Trazer para as aulas em piscina, quatro cilindros recarregados para o seu uso pessoal.
  3. Ter para as aulas no mar dois cilindros recarregados.
  4. Trazer para as aulas em piscina, um equipamento completo, para alunos com deficiênciaNota: autônomo (cilindro cheio) + roupa completa + máscara + nadadeira. Consultar previamente a diretora de cursos para a seleção dos tamanhos dos equipamentos que serão utilizados para os alunos com deficiência.

Recomendações Básicas:

  1. Durante o curso, não haverá tempo para recarregar os cilindros que serão necessários para as aulas. Portanto, cada aluno deverá dispor da quantidade solicitada de cilindros, já completamente carregados.
  2. O cinto de lastro deverá ter uma única fivela e pedras soltas – sem retentores, fixadores – de 2 ou 3 kg. As pedras não deverão estar amassadas, pois issodificulta o posicionamento correto do lastro no cinto para as aulas de aprimoramento técnico (“vivência técnica”).
  3. Cada aluno deverá levar para a aula o seu próprio snorkel.
  4. A roupa ideal para o melhor aproveitamento do curso, deve ser de fácil colocação e remoção, e ter preferencialmente a espessura de 5 milímetros a fim de evitar muita positividade nos membros inferiores durante as aulas de vivência da deficiência física.
  5. O colete tipo jaqueta é necessário para o curso.
  6. Os participantes do curso deverão observar, rigorosamente, o horário de início das atividades, que deverão absorver o total da carga horária prevista no programa, podendo, inclusive, ser prorrogada em decorrência de intervalos mais prolongados, de possíveis imprevistos durante as aulas, ou até mesmo por necessidade dos alunos.
  7. Para as aulas teóricas é indispensável que o participante esteja de posse de seu material didático (manual).
  8. O Programa de curso intensivo prevê um conteúdo bastante volumoso e, inevitavelmente, cansativo. Portanto, requerendo dedicação exclusiva, não possibilita ao participante assumir outros quaisquer compromissos paralelos; ao contrário, exige esforço, colaboração e muita concentração, disposição e, sobretudo, freqüência integral (critério para aprovação).
  9. Nos locais de realização do curso (sala de aula, área de piscina, embarcação, cais, locais de alimentação etc.), os participantes do curso não deverão ingerir bebida alcoólica.
  10. Não será permitido fazer filmagens ou fotografar, durante as atividades do curso, sem prévia autorização da diretora de curso.

IV. COMPETE A DIRETORA DE CURSOS

  1. A execução do curso (ITC) certificado pela Handicapped Scuba Association International.
  2. No Rio de Janeiro, organizar a participação do grupo de mergulhadores com deficiência. Nota: em outra cidade, compete, apenas, colaborar com o processo de inscrição e avaliação dos candidatos para a para o Batismo HSA em piscina.
  3. Fornecer o manual da Handicapped Scuba Association International; traduzido para o português. Nota: no caso de a diretora de cursos não ser a organizadora do curso, caberá ao organizador do curso, providenciar a cópia do manual da HSA (fornecido para o organizador pela diretora de cursos), para todos os alunos inscritos no curso, com a mesma qualidade do material original.
  4. Viabilizar as instalações para o desenvolvimento das aulas práticas e teóricas do curso. Nota: piscina com pelo menos 3 metros na parte funda e com uma parte mais rasa. Sala de aula: com equipamentos audiovisuais – projetor-data show. O local deverá ser acessível para pessoas usuárias de cadeira de rodas.
  5. Após o encerramento do curso, a diretora de cursos deverá solicitar junto a Handicapped Scuba Association International, a filiação e certificação internacional (carteira e diploma), apenas para os alunos que tenham sido aprovados no curso e que não estejam com nenhuma pendência relativa ao mesmo.

V. DA AVALIAÇÃO NO CURSO

  1. A avaliação do aluno é somativa e global. Serão realizadas avaliações teóricas e práticas em piscina e mar.
  2. Somente serão aprovados no curso, os alunos que tiverem freqüência integral, obtiverem nota igual ou superior a sete na avaliação teórica, demonstrarem capacidade para conduzir o trabalho satisfatoriamente e executarem com eficiência às habilidades práticas exigidas para a sua formação.

Consulte nosso calendário para os próximos cursos e checkout(s).

Ou ligamos para você:

    Seu nome*

    Seu telefone*

    Horário de preferência para a ligação:


    *campos obrigatórios

    Show Buttons
    Hide Buttons