Arraial do Cabo – RJ
03/06/2015
Laje de Santos
27/07/2015

Mar Vermelho

De vermelho, além do nome, só mesmo as cores do pôr-do-sol nesse que é dono de alguns dos melhores pontos de mergulho de todo o mundo. Apesar do nome, o Mar de Vermelho é dono de águas cristalinas, azul em toda a superfície, com visibilidade superior a 45 metros em muitos trechos e cheio, repleto de naufrágios. Não à toa o oceanógrafo Jacques Cousteau escolheu essas águas – e também as do Mar Mediterrâneo – para filmar o documentário O Mundo Silencioso, que ganhou o Oscar de melhor documentário longa-metragem em 1956.

Ligando o Canal de Suez, ao norte, com o Oceano Índico, o Mar Vermelho tem mais de 400 mil km² e é um dos mais profundos do mundo, com água morna e um rico ecossistema. E foi esse ecossistema o responsável pela inclusão de cinco pontos de mergulho do Mar Vermelho na lista que a CNN elaborou de melhores locais para mergulhar pelo mundo. Com 50 localidades, a lista da CNN tem o naufrágio SS Thistlegorm na terceira colocação e outras três localidades entre as 20 primeiras posições. A lista de pontos do Mar Vermelho fica completa com o Recife de Jackson, na 41ª colocação dessa lista.

O SS Thistlegorm naufragou em 1941, depois de partir de Glasgow, na Escócia, levando armas e até tanques para Alexandria, no Egito. Com 128 metros de comprimento, o navio naufragou ao ser atingido pelo torpedo alemão em plena 2ª Guerra Mundial. Ao mergulhar, dá para conferir o tamanho do buraco provocado pelo torpedo. Ilhas Brother e Recife Yolanda são outros pontos de mergulho no Mar Vermelho, ambos endereços de naufrágios, também. Aliás, um dos privilégios na experiência de mergulhar nessa região é poder conferir naufrágios de épocas diferentes – alguns com mais de 100 anos –, muito próximos uns dos outros.

Outro ponto especial da região é o Recife de Elphinstone, um recife oval de aproximadamente 80 metros de extensão e com 25 metros de profundidade. Corais moles e duros enchem de cores a visão dos mergulhadores, assim como os peixes coloridos. Estima-se que 10% das espécies encontradas no Mar Vermelho são exclusivas da região. Além da fauna e flora locais, os mergulhadores podem se preparar para o encontro com tubarões-martelo, arraias-manta, golfinhos e, não raras vezes, tubarões tigres e algum tubarão-baleia. Depois da visita, é fácil entender porque o francês Jacques Cousteau disse que passou ali, naquelas águas, algumas das melhores horas de suas experiências de mergulho.

Visite nosso calendário para saber sobre próximas saídas:
Calendário

Scafo ABC: (11) 4990-8966/4432-2459 – abc@scafoabc.com.br

Show Buttons
Hide Buttons