Lembra das antigas Antilhas Holandesas, das aulas de história e geografia? Bonaire é uma das ilhas “remanescentes” disso, junto com St. Eustatius e Saba, todas consideradas território holandês, em pleno Caribe. Com apenas 38,6 quilômetros de comprimento e entre 4,8 e 8 quilômetros de largura, Bonaire é um pequeno paraíso caribenho, próximo à costa da Venezuela, e distante do corredor de furacões que frequenta o Caribe.
Com isso, o mergulho pode ser praticado todos os dias do ano em Bonaire. Para se ter uma ideia da importância do mergulho para a ilha, o site de turismo do destino tem a opção “mergulho” ao lado de “onde se hospedar” e do calendário de eventos. Entre os destaques dos pontos de mergulho da ilha está a quantidade dos que podem ser acessados a partir das praias, sem necessidade de embarcações. Tanto que Bonaire ganha, há 22 anos consecutivos, o prêmio de “melhor destino de mergulho próximo à costa”, da revista especializada Scuba Diving.
Com 63 pontos oficiais de mergulho e outros 26 em Klein Bonaire (ilha desabitada em frente a Bonaire), no entanto, é de se esperar que haja mergulho em todos os níveis de dificuldade. Com águas claras e temperatura de 27ºC, em média, Bonaire tem mais de 350 espécies de peixes que podem ser encontrados, além de mais de 50 tipos de corais. A ilha é, inclusive, o endereço de um projeto de preservação e restauração de corais, elaborado pela Coral Restoration Foundation. São berçários de corais, com capacidade para 7 mil deles, desenvolvendo-se sob total proteção nas águas da ilha.
Quem não mergulha
Destino de mergulho por excelência, Bonaire, com apenas 18 mil habitantes, tem em seu litoral seus principais atrativos. Ainda assim, os visitantes mais curiosos podem gostar de passear pelas ruas da capital Kralendijk e observar o colorido casario da arquitetura caribenha. A rua principal é a Kaya Grandi, com comércio, e entre novembro e abril, quando a ilha recebe cruzeiros marítimos, é montado um mercado na praça Wilhelmina, com a comercialização de produtos feitos na ilha.
Além de aproveitar as muitas praias de Bonaire, quem visita a ilha deve fazer o tour ao redor da mesma. Pequena, o passeio dura algumas horas e é rico em informações sobre a flora, fauna, história e costumes locais. Quem gosta de ecoturismo pode se aventurar na trilha ao monte Brandari, com cume a 241 metros, ponto mais alto da ilha.
Consulte nosso calendário para os próximos cursos e saídas.